Cursos

Pós Graduação | Especialização em Educação Musical

Duração:
02 Semestres
Tipo Formação:
Especialista
Tipo Curso:
Presencial
Período:
Noturno

O Curso:


Pós-graduação Latu Sensu em Música: Especialização em Educação Musical.


Público alvo:


Professores, pedagogos, educadores da rede municipal e estadual, portadores de diploma de curso superior, bacharelado e/ou Licenciatura, nas diferentes áreas do conhecimento, interessados na aquisição do saber e formação para a docência de música e artes para o nível fundamental e médio.


Justificativa:


Em 18 de agosto de 2008, o governo federal sancionou a Lei no 11.769 que torna mais uma vez a música conteúdo obrigatório do currículo na educação básica, ainda que não como disciplina exclusiva, podendo os conteúdos musicais serem abordados em outras disciplinas. Essa lei é reforçada pela Resolução nº 2, de 10 de maio de 2016, que Define Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica, abrindo novas perspectivas e desafios para a formação de professores de Música em nível superior.


A LDB no 9.395, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, atribui ao pedagogo a responsabilidade da formação integral de crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. No entanto, esse profissional não recebe ao longo da sua formação os conteúdos necessários para atuar com propriedade na área musical.


O curso visa então especializar pessoas que atuam ou desejam atuar na área da educação musical, fundamentando-as histórica e musicalmente, favorecendo novas posturas em relação à sua atividade docente.


Objetivos:


1) Apresentar a relação entre o campo teórico da educação e o ambiente escolar, bem como com o cotidiano dos educandos;
2) Discutir políticas e ações para a inclusão de pessoas com deficiências e fomentar a adoção dos recursos tecnológicos para o ensino de música;
3) Aprofundar a compreensão da apreciação musical, enquanto recurso pedagógico, tanto através do repertório erudito quanto popular;
4) Capacitar docentes de várias áreas do conhecimento, na área específica da Educação Musical.


Programa do curso:


1) Filosofia da Educação
2) Subjetividade, cotidiano e diversidade
3) Planejamento e Gestão educacional
4) Educação inclusiva no ensino de Música
5) Educação musical e novas tecnologias
6) Apreciação musical e estética
7) Música popular, indígena e afro-brasileira
8) Teorias e práticas de musicalização
9) Seminários temáticos
10) Elaboração de TCC (monografia ou artigo)


Duração:


Dois encontros semanais, 2ª e 3ª feira, das 19:00 às 22:40 horas, por um total de 2 semestres, mais dois seminários temáticos aos sábados por semestre.


Corpo Docente do Curso:


Acesse aqui a página do corpo docente!

Matriz Curricular